Projetos de Extensão
Projeto – “Libras em Saúde: Promovendo acesso e acessibilidade às Comunidades”
Coordenadoras: Professoras Gildete da Silva Amorim Mendes Francisco e Mônica Pestana Gomes
O projeto “Libras em Saúde: Promovendo acesso e acessibilidade às Comunidades” desenvolvido pela Proex tem apoio de colaboradores e funcionários da Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), da Unidade Básica de Saúde, Hospitais e Policlínicas. A Comunidade Surda é composta por surdos, pertencentes a grupos vulneráveis, que enfrentam desafios decorrentes de barreiras linguísticas que prejudicam a comunicação e o acesso a serviços essenciais. A Liga Acadêmica de Libras faz parte da Comunidade Acadêmica que envolve vários cursos em Saúde é regida pelo presente estatuto sendo um órgão representativo dos estudantes dos cursos de graduação da UFF na área da saúde, sendo eles: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Farmácia, Biomedicina,Medicina Veterinária. O objetivo principal é despertar o interesse de ambas comunidades; dos acadêmicos e profissionais da saúde para a melhoria no atendimento clínico e hospitalar das pessoas surdas que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como profissionais que atuam na saúde possibilitando a inclusão social. O projeto prevê a oferta de palestras, cursos, oficinas, produção de materiais e encontros com foco na acessibilidade dos surdos à saúde, promoção de campanhas de conscientização destinadas às pessoas surdas, acadêmicos e profissionais da área da saúde.
Projeto – Libras, Linguística e Divulgação (LiLinDiv)
Coordenadora: Professora Tathianna Prado Dawes
O projeto promove e estimula estratégias para Divulgação da Libras como é o caso da Plataforma Libras Acadêmica UFF( https://librasacademica.uff.br), uma ferramenta online e gratuito para acervo de um glossário bilíngue ( Libras/Língua Portuguesa). Por meio de um trabalho contínuo de coleta de sinais validados é constituído um acervo constantemente hospedado favorecendo a divulgação de sinais de áreas específicas para a comunidade acadêmica. LiLinDiv também produz material didático Bilingue como E-book, cartilhas, manual acessível, minicurso e material didático acessível em Libras e Braille a serem utilizados com o público surdo e surdocego, no que tange ao processo de ensino e aprendizagem no contexto da diversidade e inclusão.
Projeto – Laboratório de ensino do português como língua estrangeira – LABEPLE
Coordenadora: Professora Cirlene de Sousa Sanson
O projeto de extensão Laboratório de ensino do português como língua estrangeira (LABEPLE), criado em 2022 e desenvolvido no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, propõe o contato com aspectos teórico-metodológicos relativos à área de ensino e aprendizagem do português como língua não materna, com o objetivo geral de constituir uma equipe de alunos de graduação e pós-graduação desta universidade para promover investigação, discussão, análise e desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de português para estudantes estrangeiros.
A ação extensionista proposta pelo LABEPLE propicia aos discentes envolvidos no projeto a oportunidade de iniciar e ampliar sua formação acadêmica na área de português como língua estrangeira. Nossa área dispõe de escassa pesquisa relacionada à produção de materiais de ensino, sobretudo materiais que tratem dos usos da língua portuguesa do Brasil. No laboratório, desenvolvemos atividades de ensino e pesquisa, promovendo a troca acadêmica e cultural entre docentes e discentes, sejam eles brasileiros ou estrangeiros com vínculo na UFF.
Projeto – PID – Programa de Iniciação à Docência subprojeto: semiolinguística e ensino: a sala de leitura como espaço de fruição
Coordenadora: Professoras Glayci Xavier, Ilana Rebello e Nadja Pattresi.
O Projeto de Iniciação à Docência (PID), criado em 2005, tem por objetivo proporcionar aos licenciandos de Letras da UFF oportunidades de atividade docente orientada desde o início da graduação. É um projeto de aprimoramento que busca, sobretudo, um espaço de reflexão sobre ensino/aprendizagem de Línguas e Literaturas na perspectiva do profissional de Letras. Tendo como espaço de atuação a Sala de Leitura do Colégio Universitário Geraldo Achilles dos Reis – COLUNI/UFF, o projeto busca, então, avançar nas relações universidade/escola básica/comunidade escolar ao mesmo tempo em que se procura oportunizar ao licenciando de Letras o contato com uma realidade concreta de ensino/aprendizagem, visto que este se pretende um educador e não só um especialista em linguagem e língua. Como arcabouço-teórico, são utilizados pressupostos da Linguística Textual e da Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Além da formação docente e da conexão universidade/escola, o projeto tem como objetivo beneficiar não só os alunos do Coluni-UFF, mas também a comunidade em geral e os professores da Educação Básica de outras instituições, visto que as atividades e recursos produzidos são disponibilizados em canais que podem ser acessados por todos.
Projeto – Café com Linguística (2024)
Coordenadora: Professora Luciana Sanchez Melo
O objetivo deste programa é promover a divulgação científica em Linguística oferecendo espaços de debate em um ambiente mais descontraído dentro da universidade e por meio do perfil @gramatimemes do Instagram, que já conta com quase 10 mil seguidores. Nos encontros do Café com Linguística, o intuito é atrair novos pesquisadores por meio de uma sessão no modelo de uma mesa redonda, mas com caráter mais relaxado. Estão previstos encontros sobre temas diversos que estão relacionados com a Linguística. Os temas selecionados até o momento são de interesse dos professores executantes e de seus orientandos. Outros temas poderão ser adicionados conforme o desenvolvimento do programa. No perfil do Instagram, são selecionados memes e piadas para uma explicação descontraída, mas com base nas análises linguísticas. O intuito é promover, ao mesmo tempo, uma divulgação da área para o público leigo – já que as explicações são adaptadas – e um aumento do interesse por parte dos estudantes de Letras de todo o país. O papel do/a bolsista será o de auxiliar tanto na promoção dos encontros desse programa quanto nas publicações do @gramatimemes.
Projeto – Ensino de Argumentação na Escola – Projeto RJ (ENARE/RJ)
Coordenadora: Professoras Beatriz Feres e Glayci Xavier
Este projeto de extensão de natureza teórico-prática situa-se na intersecção dos campos dos Estudos de Linguagem, da Linguística Aplicada, dos Estudos da argumentação e das metodologias ativas de ensino, com particular destaque para as voltadas às práticas pedagógicas que são desenvolvidas principalmente por professoras polivalentes. Assim, as ações que serão apresentadas visam a contribuir para a construção de conhecimentos quanto ao processo de ensino-aprendizagem da argumentação em cursos de língua materna, bem como para a produção de materiais didáticos diversificados. Para tanto, o projeto prevê práticas de formação docente voltadas a docentes da educação básica de escolas da rede pública. As ações formativas consideram os documentos oficiais que orientam as práticas escolares, a literatura específica disponível em cada um dos campos que sustentam o projeto, os saberes dos professores, as práticas em circulação na sociedade em uma perspectiva crítico-colaborativa.
Projeto – Ars quaerendi: criando questões para a Olimpíada Nacional de Português
Coordenadora: Thaíse Pereira Bastos Silva Pio
O projeto visa reunir um grupo de discentes dos cursos de licenciaturas em Letras para a elaboração de questões destinadas às provas e/ou a materiais de treinamento da Olimpíada de Português (OP), uma competição anual nacional para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. A segunda edição da OP ocorreu em 2024 e contou com a participação de 300.000 alunos de mais de 4.000 escolas de todas as regiões do Brasil. A ação extensionista se desenvolverá em parceria com o Instituto Philotimia, especializado na organização de competições de conhecimento e responsável pela gestão logística da OP: envio das provas e das premiações, comunicação social, manutenção do site e redes sociais, publicidade, elaboração do regulamento
etc. A OP, que conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e do Instituto de Letras da UFF, tem por objetivo promover o uso adequado da norma culta da língua portuguesa entre os estudantes da Educação Básica e o estudo dos aspectos que envolvem a linguagem: gramática, interpretação, produção textual, variações linguísticas etc. Assim, o projeto proporcionará aos graduandos o contato com os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, a partir do estudo desse documento e de materiais didáticos diversos, serão capacitados para formular questões inéditas com variadas abordagens que fomentem a reflexão crítica sobre a língua portuguesa e seus usos.
Para mais informações, entre em contato por e-mail com o(a) docente.